Dia do Repórter Fotográfico

 

Hoje, dois de setembro é comemorado o Dia do Repórter Fotográfico.

Todos nós gostamos de registrar nossos momentos em uma fotografia. É a mágica de congelar uma imagem pra sempre. O repórter fotográfico é aquele que registra momentos e cenas importantes para que, junto com o texto, transmitam uma situação o mais próximo possível da realidade.

Muito se discute sobre a imparcialidade da fotografia. Alguns dizem que a fotografia diz mais que mil palavras, portanto, não há que se discutir a veracidade dela. O repórter fotográfico é aquele que nos permite ver algo mesmo sem estar presente no momento, desconectando espaço e tempo.

O repórter fotográfico surgiu com a fotografia jornalística, e o seu reconhecimento como tal, deu-se ao longo da história que muitos retrataram para a posteridade.

Identificar o repórter fotográfico deve passar por alguns critérios técnicos no que se refere ao ato de fotografar, de utilizar o equipamento e de comportar-se diante dos acontecimentos.

Um bom fotógrafo deve saber identificar as imagens que melhor irão informar e de certa forma adaptar-se aos textos. A informação, o entretenimento e um grande poder de indução para o jornal fazem parte das qualificações de uma imagem fotojornalística.

Esse profissional está inscrito, desde 1994, na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), do Ministério do Trabalho e Emprego, sob o código 2618-20, sendo também definido como fotojornalista.

Segundo a Classificação, ele atua tanto na imprensa quanto na publicidade, propaganda e marketing, setor de serviços, ensino e pesquisas. A maioria destes profissionais são freelancers,ou seja autônomos,sem nenhum vínculo empregatício,mas tem se notado que o número de repórteres fotográficos aumentou,sendo a maioria homens.

Nos Estados Unidos existe o Prêmio Pulitzer, é direcionado à que realizem trabalhos de excelência na área do jornalismo, literatura e música. No Brasil tem a Paraty em Foco, é o festival internacional da Fotografia. Este ano será realizado a 5ª edição de 23 a 27 de setembro em Paraty, no Rio de Janeiro.

Fonte: Wikipédia

Um comentário em “Dia do Repórter Fotográfico

Deixe um comentário