Tags

, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

O IPS – Índice de Progresso Social – novo indicador global que avalia mais de 50 parâmetros que compõem a qualidade de vida dos cidadãos, como saúde, moradia, segurança pessoal, acesso à informação e à educação, saneamento básico, sustentabilidade e tolerância a diferenças, tem um novo ranking dos países com melhor qualidade de vida.

De 132 países, a Nova Zelândia aparece em primeiro lugar, com 88,24 pontos, seguida por Suíça, Islândia, Holanda, Noruega e Suécia. Dos dez primeiros colocados, sete são da Europa – os outros dois são Canadá e Austrália. O último colocado foi o Chade, país da África, com 32,60 pontos. O Brasil está na 46ª posição.

Segundo esse novo índice, o Brasil ficou mais bem colocado que outras nações com Produto Interno Bruto (PIB) semelhante. O país foi também o primeiro entre os Brics – grupo de potências emergentes da economia global, formado por Brasil, Rússia (80° lugar), Índia (102°), China (90°) e África do Sul (69°).

 

1º – NOVA ZELÂNDIA – Auckland

Imagem

2º – SUIÇA – Zurique

Imagem

 

3º – ISLÂNDIA – Reykjavík

Imagem

 

4º – PAÍSES BAIXOS (HOLANDA) – Amsterdã 

Imagem

 

5º – NORUEGA – Oslo

Imagem

 

6º – SUÉCIA – Estocolm

Imagem

 

7º – CANADÁ – Calgary

Imagem

 

8º – FINLÂNDIA – Helsinque

Imagem

 

9º – DINAMARCA – Copenhague

Imagem

 

10º – AUSTRÁLIA – Melbourne

Imagem

 

Obs: Publiquei as principais ou melhores cidades consideradas para representar cada país, não necessariamente a capital.

Anúncios